file6621313963231

5 Exemplos de Tecnologia Biomimética

Adaptado do artigo original de Robin Sandhu: 5 Examples of Biomimetic Technology.

Com o passar dos anos, o design de produtos se tornou mais refinado. Os desenhos do passado parecem mais brutos e menos úteis do que os de hoje. Conforme o conhecimento em design foi se tornando mais sofisticado, cientistas e designers observavam a natureza e sua grande variedade de adaptações elegantes e sofisticadas a fim de se orientarem e refinarem ainda mais o conhecimento sobre o assunto. Este uso da natureza como inspiração para a tecnologia humana é chamado de biomimética. A seguir estão 5 exemplos de tecnologias que usamos hoje em dia que foram inspiradas na natureza:

Velcro

Um dos mais clássicos exemplos de produto inspirado na natureza é o velcro. Em 1941, o engenheiro suíço George de Mestral observou a estrutura dos carrapichos, depois de encontrar vários destes presos no pelo do seu cachorro depois de uma caminhada. Ele notou pequenas estruturas, como ganchos, na superfície do carrapicho, que permitia a ele prender-se a outras superfícies. Depois de muita tentativa e erro, Mestral finalmente patenteou o design que se tornou muito popular para fechar sapatos e roupas, baseado na estrutura de gancho e laço o velcro é um exemplo de tecnologia biomimética anterior até mesmo ao termo biomimética.

Redes Neurais

redesneurais

Redes neurais geralmente referem-se a modelos de computação inspirados nos desenhos das conexões neurais do cérebro. Muitos cientistas da computação têm construído redes neurais para executar operações fundamentais, imitando a ação dos neurônios. A rede é construída pelas conexões entre unidades de processamento, da mesma forma que as conexões neurais no cérebro. Usando este modelo computacional, cientistas têm sido capazes de criar programas altamente adaptáveis e flexíveis, que se conectam de várias maneiras para desempenhar funções diferentes. A maioria das aplicações das redes neurais tem sido até agora experimentais, mas, resultados promissores têm sido alcançados para tarefas que requerem programas para aprender e se adaptar, tal como na identificação e diagnostico de tipos de câncer.

Propulsão

flying-squirrel-encyclopedia-britannica

Há muitos exemplos de engenheiros usando a natureza para se orientar sobre métodos eficientes de propulsão. Muitos tentativas de imitar o voo dos pássaros encontraram sucesso limitado. No entanto, inovações recentes produziram projetos como o “terno do esquilo voador”, que permitem paraquedistas e base jumpers deslizarem pelo ar com incrível eficiência. Experimentos recentes também descobriram eficientes desenhos em formato V que imitam a migração dos pássaros.

Superfícies

lotus

A seleção natural das espécies molda a superfície dos organismos em formatos interessantes para adaptá-los ao ambiente onde residem. Projetistas têm copiado estas adaptações e estão encontrando novos usos para elas. A planta de lotus tem sido utilizada por ser altamente adaptável para o ambiente aquático. Suas folhas tem uma camada de cera que repelem água e as flores tem estrutura em escala microscopia que impendem a sujeira e a poeira de aderir. Uma série de designers estão utilizando as propriedades “auto-limpantes” da flor de Lotus para criar produtos mais duráveis. Algumas empresas têm utilizado essas propriedades para criar uma tinta com uma superfície microscopicamente texturizada que vai ajudar a repelir sujeira vinda do lado de fora dos edifícios.

Nanotecnologia

Captura-de-pantalla-2013-11-14-a-las-15.08.57

Nanotecnologia refere-se ao desenho ou criação de objetos em escala atômica ou molecular. Como nós humanos não operamos nessas escalas, frequentemente temos que prestar atenção na natureza para entender melhor como trabalhar com as coisas nesse mundo minúsculo. O vírus do mosaico do tabaco (TMV) é uma pequena partícula que tem sido utilizada como base para criar nanotubos e materiais fibrosos. O vírus tem estruturas resistentes que podem suportar ampla faixa de pH e temperatura. Os nanofios e nanotubos construídos com base nesse vírus podem servir como sistemas de administração de medicamentos para aplicação em ambientes extremos.

Comentários

comentários