file3031348651890

O Segredo para Tornar-se 10 Vezes Mais Produtivo. “Bloqueio de Tempo”.

Adaptado do artigo original de Tobi Hannah: The Secret to Becoming 10 Times More Productive? Block Out Time.

Alcançar grande sucesso pessoal ou profissional em um projeto exige muita disciplina e controle do tempo. Um conselho interesse é “você precisa bloquear um tempo”, mas o que significa “bloquear um tempo”?

Na realidade é um belo e simples conceito. Refere-se ao tempo que você deve reservar para trabalhar em um projeto extremamente importante e nada mais que isso.

As únicas coisas que você pode fazer, durante uma pausa, são comer, beber ou dormir até que o projeto está completo.

Isso soa fácil, certo? Errado. A primeira vez que tentei, eu cometi uma grande falha. Dentro de uma hora eu chequei meu email três vezes porque meu telefone vibrava fora do controle.

Minha experiência bem-sucedida com “bloqueio de tempo” foi com um projeto que tinha de completar um livro de moda que eu estava escrevendo chamado “O vestido de noiva curto”. A técnica me exigiu organizar de antemão todo material que poderia utilizar para me ajudar no projeto, tantos livros quanto possível e impressões da Internet.

Fiz exatamente isso e antes de começar a experiência me isolei de toda tecnologia que dispunha, incluindo o meu telefone, laptop, telefone e Kindle. Como substitutos para esses itens, eu poderia utilizar às impressões da internet, livros, uma caneta e papel. Em seguida me tranquei no quarto que iria trabalhar pelas próximas quatro horas. Eu posso dizer honestamente para você que nessas quatro horas, minha vida mudou para melhor.

Não apenas, consegui focar no trabalho, como também fiz um trabalho bem feito. Eu continuei com esse hábito de bloqueio e terminei o livro em apenas três semanas. Foram mais de 30.000 palavras e isso me fez sentir alegria de mim mesmo pelo que tinha realizado.

Minha equipe não entendeu quando eu disse que o livro estava completo. Eu também estava começando a duvidar de mim mesmo, mas depois de uma rápida viagem em minha mesa e passando os olhos através de todas as páginas que eu tinha escrito, voltei a acreditar. Tornei-me viciada no hábito de “bloqueio de tempo”.

O “bloqueio de tempo” exige quatro passos fáceis:

1. Definir seu objetivo.

Se precisar terminar um livro, escrever um determinado número de post’s do blog ou preparar uma proposta de negócio, qualquer que seja a tarefa, defina primeiro o objetivo e uma data de conclusão;

2. Recolher o material de pesquisa.

Passe algum tempo reunindo absolutamente todos os recursos necessários para concluir o projeto. É a preparação para o “Bloqueio de Tempo”.

3. Eliminar toda tecnologia sem contrapartida.

Isto soa insano, mas funciona: Livrar-se dos incômodos do celular (Whatsapp, Facebook, email, entre outros), colocar no modo silencioso, desligar a conexão de internet e usar o computador apenas se absolutamente necessário. Por exemplo, se você precisar usar um software.

4. Alcançar o sucesso.

Lembre-se, durante o tempo de bloqueio, as únicas coisas que você pode fazer quando não estiver trabalhando no projeto são comer, beber e dormir. Se você seguir esse mantra como a canção cativante do Fatboy Slim e apenas comer, dormir, trabalhar e repetir, você vai fazer o “bloqueio de tempo” corretamente.

Eu recomendo altamente tentar isso. Você vai se surpreender com os resultados.

Comentários

comentários